É com grande alegria que compartilhamos com vocês nossas conquistas de 2020. Nossa equipe foi vice campeã do Cubedesign Virtual modalidade Cansat promovido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O CubeDesign é uma competição de desenvolvimento de pequenos satélites. Essa iniciativa permite a aproximação entre os tradicionais atores do programa espacial com a nova geração, interessada no desenvolvimento de pequenos satélites. Essa é uma competição internacional e teve a participação de 8 países da América Latina.

A competição durou 3 meses e contou com 4 desafios de engenharia (Requisitos, Subsistema de Suprimento de Energia, Carga útil e Subsistema do Computador de Bordo) necessários para a construção de um Cansat. Ao final da competição conquistamos o segundo lugar geral e recebemos outros 4 prêmios por categoria sendo eles:

  • Excelência, por ter conquistado a nota máxima no desafio de Computação de Bordo;
  • O melhor, por ter sido a melhor equipe no desafio de Computação de Bordo;
  • Criatividade, por ter inovado no desafio de requisitos e proposto boas metas para a construção do Cansat;
  • Missão cumprida, por ter cumprido todos os desafios da competição.

Esse foi o resultado de muito esforço e dedicação. Estamos animados e ansiosos para os desafios do ano que vem. Agradecemos fortemente à equipe organizadora do Cubedesign pela oportunidade e pela dedicação. Agradecemos também ao OpenCadd por nos patrocinar e nos fornecer licenças para o MATLAB.