A atmosfera é uma camada de ar composta por cinco camadas que são “troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera”. gasosas nas quais envolve a terra, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta, se não fosse por elas nós não conseguiríamos suportar o calor emitido pelos raios solares.

Camadas da Atmosfera

Cada uma das camadas tem uma função específica em relação a estabilidade da nossa planeta terra. por exemplo a camada mais próxima da terra troposfera é uma camada atmosférica na qual ocorrem todos os fenômeno que tem presenciados na terra como chuva, formação de nuvens e
neve etc.

Resultado de imagem para atmosfera camadas

A segunda camada de referência a Estratosfera, por sua vez tem protegido a terra dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, pois ela é muito rica em em gás ozônio, por este fato é neste local que a camada do ozônio ou ozonosfera é formada.

Resultado de imagem para атмосфера земли

A terceira camada que é Mesosfera, é uma das camadas da atmosfera terrestre, imediatamente abaixo da termosfera e acima da estratosfera. Ela possui altura de 80 km de altitude a partir da superfície da terra e possui cerca de 35 km de espessura.

Resultado de imagem para infografico sobre a atmosfera

Ela tem uma temperatura que varia de -10 a -100 ℃, ou seja essa camada é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar.

Pouco se sabe sobre a mesosfera, pois é uma região pouco estudada. Nenhum avião ou balão meteorológico é capaz de alcançar essa camada. Enquanto isso, é considerada baixa para os satélites, os quais não são capazes de permanecer em órbita.

 

A quarta Camada referente à Termosfera, é a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. Nela a temperatura aumenta com a altitude. Isso ocorre porque a radiação solar, altamente energética, é absorvida pela pequena quantidade de oxigênio residual que ainda está presente nesta região.

Resultado de imagem para atmosfera camadas

Por último a Exosfera, é o nome da camada mais externa da atmosfera terrestre a partir da superfície, sendo a que antecede o espaço sideral. A exosfera tem cerca de mil quilômetros de altitude a partir da superfície da Terra. Porém, a distância pode variar conforme o ciclo de atividades do Sol, fazendo com que a exosfera chegue a cerca de 500 quilômetros de altitude.

Alguns cientistas não consideram a exosfera como uma camada da atmosfera. Assim, ela também pode ser considerada como parte da termosfera ou uma parte do espaço sideral. Considerando essa distância da exosfera em relação a superfície terrestre, ela recebe mais influência da força da pressão do Sol que da gravidade terrestre.

A exosfera é extremamente rarefeita o que faz com que as colisões entre as moléculas presentes seja rara. Os gases encontrados na exosfera são o hélio e o hidrogênio. Lá não encontramos ar para respirar e a temperatura pode alcançar até os 1000 °C. Ela é uma região bem distante da Terra, é lá que os satélites artificiais orbitam.

 

Referências:
Lana Magalhães, Troposfera. Toda Materia, 2020, Disponivel em:
https://www.significados.com.br/troposfera/.
Lana Magalhães, Estratosfera. Toda Materia, 2020, Disponivel em:
https://www.todamateria.com.br/estratosfera/.
Lana Magalhães, Mesosfera. Toda Materia, 2020, Disponivel em:
https://www.todamateria.com.br/mesosfera/.
Lana Magalhães, Termosfera. Toda Materia, 2020, Disponivel em:
https://www.todamateria.com.br/termosfera/.
Lana Magalhães, Exosfera. Toda Materia, 2020, Disponivel em:
https://www.todamateria.com.br/exosfera/.